Gestão de contatos no CMS

O CMS 3.0 é integrado com o site da sua empresa, dessa forma, todos os contatos que enviam mensagens no site, através dos formulários, serão registrados automaticamente no CMS.

Abaixo vamos conhecer esse recurso disponível no CMS e suas principais funcionalidades.

Visão geral

Para acessar a lista de contatos, faça o login no CMS e em seguida no menu principal clique em Comunicação > Contatos.

A lista de contatos será exibida na tela. A lista é dividida em duas colunas sendo:

  • Primeira coluna: grupos e filtros disponíveis;
  • Segunda coluna: lista dos contatos cadastrados no CMS.

Abaixo vamos conhecer cada um dos itens que compõem o recurso e como gerenciar os contatos dessa lista.

Grupos de contatos

Os contatos podem ser organizados em grupos de contatos e é possível personalizar os grupos, conforme for necessário.

Para adicionar um grupo de contato, clique no botão "Adicionar grupo" e preencha o formulário de cadastro, com o nome e descrição do grupo. Clique em Salvar para finalizar.

Ao navegar entre os grupos disponíveis a lista de contatos é filtrada, exibindo apenas os contatos que pertencem a ele.

Filtros

Abaixo da lista de grupos estão disponíveis alguns filtros, que podem ser utilizados para personalizar os relatórios.

Atualmente estão disponíveis os seguintes filtros:

  • Data de cadastro: Utilize este filtro quando for necessário consultar os contatos criados em um determinado período. É possível filtrar por:
    • Criados apartir de;
    • Criados até.
  • Última mensagem: Utilize este filtro quando for necessário visualizar os contatos que enviaram ou receberam alguma mensagem em um determinado período. É possível filtros por:
    • Última mensagem recebida: Serão exibidos os contatos que enviaram mensagem até a data escolhida;
    • Última mensagem enviada: Serão exibidos os contatos que recebram mensagem até a data escolhida

Lista de contatos

A segunda parte é cmposta pela lista de contatos cadastrados no sistema. Nessa lista serão exibidos os seguintes dados:

  • Nome: Nome e e-mail do contato;
  • Data de cadastro do contato no sistema;
  • Tipo: Se o contato é pessoa física ou jurídica;
  • Grupos: Mostra os grupos que o contato está relacionados;
  • Botões de ações como adicionar o contato em grupo e botão com as ações editar e apagar.

No rodapé da lista é exibido a quantidade total de contatos cadastrados no sistema e o total exibido, quando um filtro é aplicado.

Como utilizar o recurso Contatos

Entendemos o que compõem este módulo do sistema, agora vamos aprender como adicionar contatos, relacionar em grupos e exportar os dados.

Como adicionar um contato

Sabemos que quando o contato preenche um formulário de contato no site, o contato será criado automaticamente no sistema. Porém, é possível adicionar contatos manualmente no sistema.

Atenção: Recomendamos que o contato será criado automaticamente, dessa forma o contato autoriza o uso dos dados em campanhas de marketing e sua empresa fica de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Se for necessário adicionar um contato no sistema, clique no botão "Adicionar" localizado no canto superior direito da tela.

O formulário de cadastro do contato é exibido. O cadastro do contato é completo e possui os seguintes campos:

  • Nome;
  • Formas de contato:
    • E-mail
    • Telefone
    • Celular
    • WhatsApp
  • Papel (Disponível apenas quando o módulo Imobiliária - Cim Imob - está habilitado)
  • Documentos:
    • Tipo de contato
    • CPF ou CNPJ
    • Documento complementar
  • Endereço:
    • Cidade
    • Bairro
    • CEP
    • Logradouro
    • Numero
    • Complemento
  • Parentesco
    • Pai
    • Mãe
    • Cônjuge
  • Informações pessoais:
    • Gênero
    • Nacionalidade
    • Estado civil
    • Data de nascimento
    • Profissão
    • Empresa

O formulário de cadastro possui diversas informações do contato, porém apenas o campo nome é obrigatório.

Como editar um contato

Para editar o cadastro de um cadastro, encontre o contato desejado na lista e clique na seta de ações e em Editar. Ajuste os dados de contato conforme necessário e clique em Salvar para finalizar.

Como relacionar o contato com o grupo

Existem duas maneiras de relacionar o contato com o grupo:

  1. Automaticamente, configurando o grupo no formulário de contato;
  2. Manualmente

Para relacionar o contato com o grupo de forma manual, na lista de contatos clique no botão conforme a imagem abaixo:

Selecione os grupos desejados.

Dica: O contato pode pertencer a um ou mais grupos.

Agora que finalizamos o cadastro do contato no sistema e conhecemos a lista de contatos e como relacioná-los em grupos, chegou a hora de conhecer o módulo de mensagens e suas funcionalidades. Clique no link abaixo para ver mais informações sobre o próximo passo.

Se ficou alguma dúvida de como utilizar a gestão de contatos do CMS, entre em contato com a equipe de suporte.

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