Como configurar o e-mail de monitoramento no CIM Suporte

Com o CIM Suporte você poderá configurar o e-mail padrão do sistema, que será usado para receber chamados via e-mail.

Ou seja, sempre que algum e-mail for recebido na conta de e-mail configurada, o sistema irá importar e criar um chamado automaticamente.

Como configurar o e-mail padrão

Para configurar o e-mail padrão, acesse o sistema, e no menu prinicpal clique em Ajustes. Em seguida, clique em Configurações Gerais, conforme a imagem abaixo:

Nas configurações gerais do sistema, encontre o item Configurações de E-mail, conforme a imagem abaixo:

Ativar a verificação de e-mail

Por padrão, a verificação de conta de e-mail está inativo. Para habilitar, no campo Verificar conta de e-mail, clique em Ativo, conforme a imagem abaixo:

Criptografia

O próximo passo é selecionar o tipo de criptografia que o servidor de e-mail utiliza.

Se o seu servidor de e-mail é o Google, utilize a criptografia TLS. Se está utilizando outro servidor de e-mail, selecione a opção Sem criptografia.

Configurações do e-mail

Após habilitar a verificação da conta de e-mail e escolher a criptografia, o próximo passo será configurar o servidor de entrada e de saída.

Servidor de entrada

Informe os dados da sua conta de e-mail. Lembre-se de utilizar uma conta exclusiva para o sistema, pois após importar as mensagens, os e-mail são apagados da sua caixa de entrada.

Configure o servidor, porta, usuário (e-mail) e a senha da sua conta. Na imagem abaixo,está configurada a conta que utiliza o servidor de e-mail do Google:

Servidor de saída

Configure o servidor, porta, e-mail, usuário (e-mail) e a senha da sua conta. Na imagem abaixo, está configurada a conta que utiliza o servidor de e-mail do Google:

Para finalizar o cadastro, lembre-se de salvar as alterações, clicando no botão Salvar Configurações.

Como configurar e-mail por setor

Para configurar o e-mail por setor, acesse o sistema, e no menu prinicpal clique em Ajustes. Em seguida, clique em Setores, conforme a imagem abaixo:

O sistema irá exibir a lista de setores cadastrados no sistema. Clique em editar, no setor desejado, conforme a imagem abaixo:

No formulário de cadastro do setor, selecione o item Monitorar E-mail:

Ao ativar a opção de monitorar o e-mail, o sistema irá habilitar as configurações do servidor de entrada.

Os campos do formulários são:

  • E-mail para monitoramento: Endereço de e-mail para o qual os clientes enviam a solicitação;
  • Criptografia: Tipo de criptografia do servidor de e-mail. Se o seu servidor de e-mail é o Google, utilize a criptografia TLS. Se está utilizando outro servidor de e-mail, selecione a opção Sem criptografia.
  • Servidor: Informe o servidor de entrada;
  • Porta: Informe a porta do servidor de entrada;
  • Usuário: Insira o endereço de e-mail;
  • Senha: Informe a senha do e-mail.

Após preencher todos os campos do formulário, clique em Salvar para finalizar. Pronto, agora o e-mail configurado será monitorado, conforme apresentado abaixo.

Como funciona

Após habilitar a verificação da conta de e-mail, o sistema irá buscar as mensagens na caixa de entrada da conta configurada. A verificação é feita automaticamente a cada 5 minutos.

Quando o sistema verifica novas mensagens, importa automaticamente para o sistema, e exclui essas mensagens da caixa de entrada.

Se ficou alguma dúvida sobre como configurar o e-mail de monitoramento no CIM Suporte, por favor abra um chamado :)