Como cadastrar contratos de locação mensal no Cim Imob

No sistema para imobiliária Cim Imob é possível gerenciar os contratos de locação de temporada (diárias) e de locação mensal / anual.

Alem disso, este recurso permite acompanhar os valores de comissões e repasses, além de receber reservas diretamente do site.

Atenção: Alguns recursos podem não estar disponíveis no plano contratado. Se ficar com dúvida se o recurso está ativo, entre em contato com o suporte.

Abaixo vamos aprender como cadastrar um contrato de locação mensal no Cim Imob.

Como cadastrar o contrato de locação mensal

Para cadastrar o contrato de locação mensal no Cim Imob é necessário que o módulo esteja habilitado no sistema. Se ficar com dúvida se esse módulo está ativo, entre em contato com o suporte.

Efetue o login no sistema e em seguida no menu principal clique em Imobiliária > Contratos de locação mensal.

A lista de contratos será exibida na tela. No primeiro acesso a lista estará vazia. Para adicionar um novo contrato, clique no botão Adicionar - botão laranja localizado no canto superior direito da tela.

O formulário de cadastro será exibido na tela com os seguintes campos para preenchimento:

  • Tipo do contrato: Aqui você define se é um contrato de locação diária ou mensal;
  • Imóvel: Escolha o imóvel que está sendo locado;
  • Valor do aluguel: Selecione o valor. Serão exibidos os valores de aluguel configurados no cadastro do imóvel;
  • Usar preço personalizado: Quando marcado essa opção, o campo para informar o valor do aluguel manualmente será habilitado;
  • Data de entrada / início: Escolha no calendário a data e hora de início da locação;
  • Período: Selecione o número de meses do contrato;
  • Data de saída: A data de saída será preenchida automaticamente, com base na data de início e período selecionados;
  • Locatário / Cliente: Selecione o contato do cliente (responsável pelo contrato de locação);
  • Modelo de contrato: Selecione o modelo de contrato que será utilizado na locação. Aprenda como configurar o modelo de contrato.
  • Observações: Outras informações sobre o contrato.
  • Fiador: Selecione o contato do fiador ou deixe o campo em branco;
  • Data da primeira mensalidade (aluguel): Selecione no calendário a data de vencimento do primeiro aluguel. Caso o campo esteja em branco, será utilizado como padrão a data de início do contrato;
  • Multa por cancelamento: Informe qual será o valor da multa caso o contrato seja cancelado antes do prazo. Clique no botão "Usar valor da mensalidade" para utilizar o valor padrão do aluguel;
  • Gerar cobranças automaticamente: Marque este campo quando deseja que as cobranças referente aos aluguéis sejam gerados e enviados automaticamente ao cliente. Este recurso não está disponível no momento.
  • Forma de pagamento: Escolha qual será a forma de recebimento do aluguel.

Após preencher os campos do formulário de cadastro, clique no botão Criar contrato.

Você será direcionado para uma nova tela, onde poderá visualizar os detalhes do contrato de locação, adicionar registros financeiros e visualizar o contrato.

Agora vamos entender cada um dos itens do cadastro do imóvel.

Informações cadastrais do contrato de locação

Nesta tela você poderá visualizar os detalhes do contrato de locação. as seguintes informações estão disponíveis:

Gerais

  • Código da locação no sistema;
  • Data de cadastro;
  • Data da última atualização;
  • Criado por: Nome do corretor que cadastrou o contrato de locação no sistema;
  • Tipo: Se é uma locação diária ou mensal;
  • Situação.

Período

  • Data de entrada;
  • Data de saída
  • Período: quantidade de dias ou meses da locação.

Contatos

  • Dados do imóvel: Nome e código
  • Dados do proprietário: Nome e CPF
  • Inquilino: Nome e CPF

Informações financeiras

  • Valor mensal
  • Comissão da imobiliária: Valor gerado com base no percentual de comissão configurado no cadastro do imóvel.
  • Adicionais e taxas: Taxas configuradas no cadastro do imóvel ou adicionais ao contrato de locação.
  • Descontos: descontos configurados no contrato de locação;
  • Valor recebido: valor marcado como recebido no financeiro da locação;
  • Valor total: valor do locação + taxas - descontos

Financeiro

Para acessar os registros financeiros da locação, clique na aba Financeiro.

Aqui serão listados os registros referentes a cobrança do inquilino, pagamento do proprietário e comissão do corretor. E onde você poderá gerenciar os recebimentos e repasses de cada contrato.

Você poderá marcar o registro como Aguardando pagamento ou Pago. A situação dos registros será exibida no contratos e nos relatórios disponíveis.

Contrato

Se você está na tela da visualização da locação, acessar o contrato é simples. No menu superior, clique em Contrato. O contrato será exibido na tela e você poderá conferir os termos, dados e valores.

Neste link você poderá aprender como configurar os modelos de contratos no Cim Imob.

Além disso poderá imprimir o contrato ou então compartilhar com o cliente. O envio pode ser via e-mail ou link de acesso. Clique no botão Compartilhar executar essa ação.

Em breve será adicionado a assinatura eletrônica. Entre em contato com o suporte para receber mais informações.

Quando o contrato será conferido ou impresso mais tarde, siga os seguintes passos para visualizá-lo.

Faça o login no sistema, e no menu principal clique em Imobiliária > Contratos de Locação Mensal. Será exibida a lista de locações mensais cadastradas no Cim Imob.

Você poderá utilizar os filtros disponíveis para buscar a locação desejada. Após encontrá-la, clique no nome do cliente para visualizar. Em seguida, clique em Contrato para visualizar.

A segunda opção é diretamente na lista de locações. Encontre a locação desejada e clique na seta para exibir as ações disponíveis, clique em Compartilhar contrato.

O contrato é gerado de forma automática facilitando o trabalho da sua equipe, dessa forma reduz erros de digitação, melhora a produtividade da equipe e poderá acessar os contratos de onde estiver.

Se ficou alguma dúvida de como adicionar uma locação mensal no sistema para imobiliária -  Cim Imob, entre em contato com a equipe de suporte.

Alguma dúvida?
Abrir chamado